A partir da lei estadual 870, de 19 de junho de 2000, foi decretado que a Região Metropolitana de Campinas é constituída por dezenove municípios paulistas. É importante ressaltar, que os limites da Região Metropolitana de Campinas, criada pelo Governo estadual, não são coincidentes com os critérios de microrregiões adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Campinas é a nona maior região metropolitana do Brasil e está localizada ao noroeste da capital do estado de São Paulo. A cidade concentra inúmeros atrativos, como boa malha viária, infra-estrutura aeroportuária, mão-de-obra qualificada, universidades e centros de pesquisa. Além disso, o município oferece qualidade de vida superior a dos grandes centros urbanos.
Um dos quatros distritos que pertencem à cidade de Campinas é o bairro Barão Geraldo, que está localizado a doze quilômetros da área central da cidade. Barão Geraldo é um distrito famoso por ser um centro tecnológico e por ser reduto de estudantes universitários, o bairro também é sede de importantes instituições públicas e privadas, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de importantes centros hospitalares como o Hospital das Clínicas.
LEI COMPLEMENTAR Estadual Nº 870, DE 19 DE JUNHO DE 2000.
Eventuais alterações: Imprensa Oficial
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:
CAPÍTULO I
DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
Art. 1º - Fica criada a Região Metropolitana de Campinas, como unidade regional do Estado de São Paulo, constituída pelo agrupamento dos seguintes Municípios: Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Parágrafo único - Integrarão a Região Metropolitana de Campinas os Municípios que vierem a ser criados em decorrência de desmembramento ou fusão dos Municípios que a integram.
Art. 2º - A criação da Região Metropolitana de Campinas tem por finalidade concretizar os objetivos referidos no artigo 153, "caput", da Constituição Estadual, bem como no artigo 1º da Lei Complementar Estadual n.º 760, de 1º de agosto de 1994.
http://www.agemcamp.sp.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=16
Área | 144 km2 |
População | 182.084 hab. |
PIB por hab. (US$) | 11,639 |
Artur Nogueira
Área | 192 km2 |
População | 33.089 hab. |
PIB por hab. (US$) | 7,082 |
Campinas
Área | 887 km2 |
População | 967.921 hab. |
PIB por hab. (US$) | 8,871 |
Cosmópolis
Área | 166 km2 |
População | 44.367 hab. |
PIB por hab. (US$) | 7,436 |
Engenheiro Coelho
Área | 112 km2 |
População | 10.025 hab. |
PIB por hab. (US$) | 5.324 |
Holambra
Área | 65 km2 |
População | 7.231 hab. |
PIB por hab. (US$) | 19.028 |
Hortolândia
Área | 62 km2 |
População | 151.669 hab. |
PIB por hab. (US$) | 8,454 |
Indaiatuba
Área | 299 km2 |
População | 146.829 hab. |
PIB por hab. (US$) | 7,937 |
Itatiba
Área | 325 km2 |
População | 80.884 hab. |
PIB por hab. (US$) | 7,648 |
Jaguariúna
Área | 96 km2 |
População | 29.450 hab. |
PIB por hab. (US$) | 29,323 |
Monte Mor
Área | 236 km2 |
População | 37.111 hab. |
PIB por hab. (US$) | 21,968 |
Nova Odessa
Área | 62 km2 |
População | 42.066 hab. |
PIB por hab. (US$) | 9,371 |
Paulínia
Área | 145 km2 |
População | 51.242 hab. |
PIB por hab. (US$) | 144,576 |
Pedreira
Área | 116 km2 |
População | 35.242 hab. |
PIB por hab. (US$) | 5,108 |
Santa Bárbara d’Oeste
Área | 270 km2 |
População | 169.735 hab. |
PIB por hab. (US$) | 4,645 |
Santo Antonio da Posse
Área | 141 km2 |
População | 18.145 hab. |
PIB por hab. (US$) | 4,885 |
Sumaré
Área | 164 km2 |
População | 196.055 hab. |
PIB por hab. (US$) | 6,824 |
Valinhos
Área | 111 km2 |
População | 82.773 hab. |
PIB por hab. (US$) | 16,944 |
Vinhedo
Área | 80 km2 |
População | 47.104 hab. |
PIB por hab. (US$) | 22,420 |
CD da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa
Fazem parte das linhas fretadas mais de 80 ônibus que transportam funcionários e professores para a universidade, que faz o cadastramento para o uso deste serviço. Já as linhas especiais são feitas atualmente pela “massa crítica”, que faz o transporte de São Paulo para a Unicamp, passando pela PUCCAMP e FACAMP, em dois horários.
As linhas municipais e urbanas são feitas através de ônibus que atendem à UNICAMP e ao Terminal de Barão Geraldo, mas também recebem linhas vindas de Sumaré, Hortolândia e Nova Veneza que se destinam ao Hospital das Clinicas.
Apesar de as linhas intermunicipais serem feitas por empresas de ônibus que atendem a universidade regularmente com horários fixos e com ônibus para várias cidades da região, como: São Paulo, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Jundiaí, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Salto, elas não são suficientes, devido ao grande numero de usuários. Percebe-se assim a necessidade de uma linha para Inadaiatuba, cidade que faz parte da região de Campinas e não recebe transporte intermunicipal diário para o campus.
ÔNIBUS
Ônibus Fretado do Sistema de Transporte da Unicamp
Para uma consulta mais rápida, posicione sobre o marcador da área.
- Linhas em ordem numérica.
- Linhas agrupadas conforme o trajeto de embarque no período da tarde.
- Bairros e outras cidades atendidas, além de Campinas, em ordem alfabética.
- Pontos de referência na cidade de Campinas.
O trabalho da prefeitura de Indaiatuba a para a implantação de uma linha de transporte intermunicipal.
A linha, segundo vereadores do PPS, já existe, e está registrada na EMTU, porém nem sempre é suficiente para atender a todos os pacientes que não marcam suas consultas com antecedência e de última hora não encontram vagas no único ônibus disponibilizado pela prefeitura atualmente.
Com seu projeto, os vereadores pretendem criar uma ligação direta com o Hospital das Clínicas da universidade, o que certamente garantirá maior comodidade à população que depende do sistema de saúde pública brasileiro.
Além do que maiores investimentos nessa linha de transporte coletivo trará muitos benefícios aos estudantes, que precisam diariamente se locomover até a região.
http://www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/jul07/n0203.asp
Este projeto está sendo planejado há mais ou menos 4 meses.
Quais são os outros responsáveis pela tentativa de colocar em prática a linha?
Os responsáveis por este projeto são os Vereadores Maurício Baroni, Drº Túlio e Fábio Conte.
A quem é necessário recorrer para viabilizar o projeto?
Foi preciso conversar com a transportadora, no caso a Rápido Luxo Campinas, mas a viabilização do projeto depende do Prefeito. Em breve os vereadores, juntamente com a transportadora, terão uma Reunião com o Srº José Onério para discutir a viabilidade do projeto e sua possível implantação.
Quais os principais impedimentos para a implantação da linha?
Não existe nenhum impedimento. O que está sendo discutido é a quantidade de passes que a Prefeitura irá comprar para repassar aos pacientes, uma vez que a Prefeitura já oferece o transporte gratuito para os mesmos.
Alguma pesquisa foi feita para saber o tamanho do fluxo de passageiros caso tal projeto consiga sair do papel?
Desde o mês de julho estamos fazendo o levantamento da demanda, onde buscamos saber o número de pessoas que estudam, trabalham ou fazem tratamento na UNICAMP que utilizariam esta linha. Até o momento, só o Vereador Mauricio Baroni recebeu mais de 250 ligações.
No Jornal Tribuna de Indaiá do dia 18 de agosto, encontra-se apenas uma pequena nota sobre o projeto, quase imperceptível. Como está sendo feita a divulgação do tal projeto?
Num primeiro momento, a Câmara Municipal divulgou o projeto nos principais jornais da Cidade e no site. O Vereador Mauricio Baroni buscou divulgar enviando e-mails informativos à população, pedindo para que entrassem em contato para falar sobre a sua necessidade, o que teve uma repercussão muito boa. O vereador também disponibilizou cartazes pela UNICAMP e FACAMP e convidou a TV SOL para transmitir a última reunião feita com a transportadora.
Comunidades no Orkut e alguns membros estão divulgando o projeto da linha, e alguns até começaram um abaixo assinado. O vereador tem acompanhado tais "movimentos", e , de alguma forma eles ajudam na tentativa da implantação do projeto?
O Vereador Mauricio Baroni tem acompanhados tais movimentações pela internet e acha ótimo que isso aconteça, pois ajuda a relatar a real necessidade da implantação desta linha.
Seria feita alguma cobrança dos passageiros? Alunos, funcionários, e pacientes teriam desconto?
Como a linha intermunicipal será feita por um ônibus circular, terá uma tarifa. Os pacientes poderão receber os passes da Prefeitura, pois como já citado anteriormente, a mesma já oferece este benefício. Já alunos podem se inscrever nos programas de auxilio transporte oferecido pela Prefeitura.
Essa linha estaria em funcionamento regularmente no período de férias?
Sim, porque além dos alunos, a linha tem como objetivo transportar funcionários e pacientes.
O trajeto da linha atenderia aos alunos da PUC, ou seria exclusivamente para a UNICAMP?
A linha também buscará atender aos alunos da PUC.
Elisa, estudante do primeiro ano de jornalismo da Facamp, é moradora de Limeira e diz que apesar da cidade oficialmente não fazer parte da região, seria apropriado um ônibus desse município para a UNICAMP, já que existe um campus da universidade em Limeira, demonstrando um vínculo entre ambas.
Suellen de Moraes, que estuda no Instituto de Química da UNICAMP e reside em Hortolândia diz ter sorte, pois Sumaré e Hortolândia possuem linhas para a cidade universitária com itinerários flexíveis. Rosa dos Santos tem uma opinião contrária, ela que trabalha no hospital da universidade e reside em Sumaré, diz que os ônibus demoram muito, cerca de 50 minutos, atrasam com freqüência e os horários da linha são mal distribuídos, tendo em vista que em determinados horários os ônibus lotam e outras vezes saem vazios.
Raul Aguiar, que estuda na UNICAMP, diz que foi obrigado a se mudar para Campinas, já que
O telefone 0800-7707610 é uma linha destinada para os moradores de Indaiatuba. Esta linha tem como objetivo atender alunos, funcionários e pacientes da UNICAMP, portanto as pessoas que necessitam se deslocar até a UNICAMP periodicamente podem ligar para este número e falar sobre a sua necessidade.
Mais informações:
Reclamações do sistema de transporte urbano podem ser encaminhadas por e-mail para a prefeitura da Unicamp. A prefeitura repassa a reclamação para a Emdec.
(transportes@prefeitura.unicamp.br).
Um comentário:
"gostaria de saber qual é realmente a função dos AGENTES DE TRÂNSITO DA EMDEC, pois o transito na John Boyd Dunlop na rotatória do Jd. Londres é caótico no periodo da manhã e os AGENTES DE TRÂNSITO DA EMDEC ficam assistindo o semáfaro abrir e fechar e não tomam providências nenhuma; será que esse serviço de assistir semafaro não poderia ser executado por outras pessoas?
Eu gostaria de sugerir a contratação de deficientes, pois estes quando lhe são oferecidos oportunidade de trabalho as executam com competência."
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