quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Fim do nepotismo em Sumaré

Antonio Bacchim (PT), prefeito de Sumaré, após ser pressionado pelo Ministério Público, propôs uma emenda com o objetivo de eliminar completamente o nepotismo de seu governo.
Foi feita uma lista dos empregados com algum grau de afinidade, que foram contratados por integrantes do primeiro escalão de todas as esferas do governo local, dando origem ao inquérito. No entanto, Bacchim preferiu não dar maiores esclarecimentos sobre esse documento, apenas afirma que não pratica o nepotismo e pede que o Ministério Público dirima alguns casos: “Há algumas situações que precisam ser esclarecidas. Como a das pessoas que são parentes de secretários mas já eram funcionários antes que eles chegassem a esses cargos, ou seja, não foram beneficiados pela influência ou o protecionismo que caracteriza o nepotismo”, afirma o prefeito.
A proposta da emenda, que proíbe a contratação de pessoas com parentesco consangüíneo por afinidade ou legal até o terceiro grau com funcionários do primeiro escalão municipal, já faz parte do Código Civil e, se aprovada, os órgãos terão 180 dias para se adequarem às normas.
O presidente da Câmara, Geraldo Medeiros (PT), afirmou que a aprovação da emenda será “sem dificuldades” e também admitiu ter um genro na Prefeitura, mas diz que, para ele, é prioritário colaborar com a moralidade do serviço público.


Leia Mais:

Segue um link com perguntas e respostas sobre o nepotismo, realizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da campanha de Ação Estadual de Combate ao Nepotismo.

http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20062612_home

Nenhum comentário: