quarta-feira, 24 de outubro de 2007

refacção da pauta especial 1

Pauta 1:


Região Metropolitana de Campinas


A partir da lei estadual 870, de 19 de junho de 2000, foi decretado que a Região Metropolitana de Campinas é constituída por dezenove municípios paulistas. É importante ressaltar, que os limites da Região Metropolitana de Campinas, criada pelo Governo estadual, não são coincidentes com os critérios de microrregiões adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Campinas é a nona maior região metropolitana do Brasil e está localizada ao noroeste da capital do estado de São Paulo. A cidade concentra inúmeros atrativos, como boa malha viária, infra-estrutura aeroportuária, mão-de-obra qualificada, universidades e centros de pesquisa. Além disso, o município oferece qualidade de vida superior a dos grandes centros urbanos.
A cidade de Campinas recebe visitas diárias de muitos moradores da região: estudantes, trabalhadores e pacientes das clínicas, hospitais e etc. O Objetivo do decreto da região metropolitana de Campinas é a formação de uma cidadania regional, assim o morador de cada município da região, não é apenas um cidadão de seu Município, mas também é um cidadão metropolitano.




Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas:

Americana
Área
144 km2
População
182.084 hab.
PIB por hab. (US$)
11,639
Artur Nogueira
Área
192 km2
População
33.089 hab.
PIB por hab. (US$)
7,082
Campinas
Área
887 km2
População
967.921 hab.
PIB por hab. (US$)
8,871
Cosmópolis
Área
166 km2
População
44.367 hab.
PIB por hab. (US$)
7,436
Engenheiro Coelho
Área
112 km2
População
10.025 hab.
PIB por hab. (US$)
5.324
Holambra
Área
65 km2
População
7.231 hab.
PIB por hab. (US$)
19.028
Hortolândia
Área
62 km2
População
151.669 hab.
PIB por hab. (US$)
8,454
Indaiatuba
Área
299 km2
População
146.829 hab.
PIB por hab. (US$)
7,937
Itatiba
Área
325 km2
População
80.884 hab.
PIB por hab. (US$)
7,648
Jaguariúna
Área
96 km2
População
29.450 hab.
PIB por hab. (US$)
29,323
Monte Mor
Área
236 km2
População
37.111 hab.
PIB por hab. (US$)
21,968
Nova Odessa
Área
62 km2
População
42.066 hab.
PIB por hab. (US$)
9,371
Paulínia
Área
145 km2
População
51.242 hab.
PIB por hab. (US$)
144,576
Pedreira
Área
116 km2
População
35.242 hab.
PIB por hab. (US$)
5,108
Santa Bárbara d’Oeste
Área
270 km2
População
169.735 hab.
PIB por hab. (US$)
4,645
Santo Antonio da Posse
Área
141 km2
População
18.145 hab.
PIB por hab. (US$)
4,885
Sumaré
Área
164 km2
População
196.055 hab.
PIB por hab. (US$)
6,824
Valinhos
Área
111 km2
População
82.773 hab.
PIB por hab. (US$)
16,944
Vinhedo
Área
80 km2
População
47.104 hab.
PIB por hab. (US$)
22,420


Fonte: Por dentro da Região Metropolitana de Campinas - CD da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa



Pauta 2:



Linhas de transporte para a Unicamp


Os ônibus que transportam diariamente estudantes e funcionários para a UNICAMP (Universidade de Campinas), possuem diferentes linhas, que podem ser: fretadas, com mais de 80 ônibus disponíveis e que exigem cadastramento de seus usuários; especiais, que atualmente são feitas pela “massa crítica”, ligando São Paulo a Unicamp em dois horários; municipais e urbanas, que são feitas através de ônibus que atendem à UNICAMP e ao Terminal de Barão Geraldo, mas também recebem linhas vindas de Sumaré, Hortolândia e Nova Veneza que se destinam ao Hospital das Clinicas; além das intermunicipais.
Estas apesar de realizadas por empresas de ônibus, que atendem a universidade regularmente com horários fixos e com ônibus para várias cidades da região, não são suficientes para atender a grande demanda no número de usuários.
Americana, Nova Odessa, Sumaré, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Jundiaí, Piracicaba e Salto estão entre as cidades, que possuem transporte intermunicipal diário para o campus, diferentemente de Indaiatuba, que também faz parte da região de Campinas, mas não recebe esse serviço.
Pensando nisso os vereadores Túlio José do Couto do PDT e Fábio Conte do PSDB se reuniram com representantes da empresa Rápido Luxo Campinas para discutir a possibilidade de criação de uma linha de transporte que ligaria Indaiatuba a Unicamp.
A linha, segundo vereadores do PPS, já existe, e está registrada na EMTU, porém nem sempre é suficiente para atender a todos os pacientes que não marcam suas consultas com antecedência e de última hora não encontram vagas no único ônibus disponibilizado pela prefeitura atualmente.
Com seu projeto, os vereadores pretendem criar uma ligação direta com o Hospital das Clínicas da universidade, o que certamente garantirá maior comodidade à população que depende do sistema de saúde público.
Além do que maiores investimentos nessa linha de transporte coletivo trará muitos benefícios aos estudantes, que precisam diariamente se locomover até a região.
É importante lembrar, que o problema da falta de ônibus diretos para a UNICAMP não ocorre apenas no município de Indaiatuba. Em Limeira, por exemplo, a linha também não existe, mesmo havendo um campus da universidade na cidade que as vinculam.
Arthur Nogueira é outro exemplo, estudantes como Raul Aguiar, que estuda na UNICAMP, diz ter sido obrigado a se mudar para Campinas pela falta de transporte.
Já em cidades como Sumaré que possuem a linha, as reclamações são de atraso, de até 50 minutos dos ônibus, que além de tudo estão mal distribuídos em suas linhas, já que segundo usuários, como Rosa dos Santos que trabalha no hospital da universidade e reside em Sumaré, saem lotados em determinados horários e completamente vazios em outros. Entrevista feita com assessora de imprensa do vereador de Indaiatuba Maurício Baroni A entrevista com o vereador de Indaiatuba, Maurício Baroni, foi feita por e-mail e respondida por sua assessora de imprensa, Camila Jacober, sobre a linha Indaiatuba – Unicamp, que está a algum tempo sendo planejada para tornar a vida de estudantes e pacientes do Hospital das Clínicas mais fácil.
Há quanto tempo esse projeto da linha intermunicipal Indaiatuba/Unicamp está em planejamento?
Este projeto está sendo planejado há mais ou menos 4 meses.
Quais são os outros responsáveis pela tentativa de colocar em prática a linha?
Os responsáveis por este projeto são os Vereadores Maurício Baroni, Drº Túlio e Fábio Conte.
A quem é necessário recorrer para viabilizar o projeto?
Foi preciso conversar com a transportadora, no caso a Rápido Luxo Campinas, mas a viabilização do projeto depende do Prefeito. Em breve os vereadores, juntamente com a transportadora, terão uma Reunião com o Srº José Onério para discutir a viabilidade do projeto e sua possível implantação.
Quais os principais impedimentos para a implantação da linha?
Não existe nenhum impedimento. O que está sendo discutido é a quantidade de passes que a Prefeitura irá comprar para repassar aos pacientes, uma vez que a Prefeitura já oferece o transporte gratuito para os mesmos.
Alguma pesquisa foi feita para saber o tamanho do fluxo de passageiros caso tal projeto consiga sair do papel?
Desde o mês de julho estamos fazendo o levantamento da demanda, onde buscamos saber o número de pessoas que estudam, trabalham ou fazem tratamento na UNICAMP que utilizariam esta linha. Até o momento, só o Vereador Mauricio Baroni recebeu mais de 250 ligações.
No Jornal Tribuna de Indaiá do dia 18 de agosto, encontra-se apenas uma pequena nota sobre o projeto, quase imperceptível. Como está sendo feita a divulgação do tal projeto?
Num primeiro momento, a Câmara Municipal divulgou o projeto nos principais jornais da Cidade e no site. O Vereador Mauricio Baroni buscou divulgar enviando e-mails informativos à população, pedindo para que entrassem em contato para falar sobre a sua necessidade, o que teve uma repercussão muito boa. O vereador também disponibilizou cartazes pela UNICAMP e FACAMP e convidou a TV SOL para transmitir a última reunião feita com a transportadora.
Comunidades no Orkut e alguns membros estão divulgando o projeto da linha, e alguns até começaram um abaixo assinado. O vereador tem acompanhado tais "movimentos", e, de alguma forma eles ajudam na tentativa da implantação do projeto?
O Vereador Mauricio Baroni tem acompanhados tais movimentações pela internet e acha ótimo que isso aconteça, pois ajuda a relatar a real necessidade da implantação desta linha.
Seria feita alguma cobrança dos passageiros? Alunos, funcionários, e pacientes teriam desconto?
Como a linha intermunicipal será feita por um ônibus circular, terá uma tarifa. Os pacientes poderão receber os passes da Prefeitura, pois como já citado anteriormente, a mesma já oferece este benefício. Já alunos podem se inscrever nos programas de auxilio transporte oferecido pela Prefeitura.
Essa linha estaria em funcionamento regularmente no período de férias?
Sim, porque além dos alunos, a linha tem como objetivo transportar funcionários e pacientes.
O trajeto da linha atenderia aos alunos da PUC, ou seria exclusivamente para a UNICAMP?
A linha também buscará atender aos alunos da PUC.


Saiba mais: http://camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/abr07/n099.asphttp://www.camaraindaiatuba.sp.gov.br/noticias/jul07/n0203.asp
http://www.prefeitura.unicamp.br/prefeitura/CA/s_otransp_fret.html
(transportes@prefeitura.unicamp.br).

O telefone 0800-7707610 refere-se a uma linha destinada para os moradores de Indaiatuba, e tem como objetivo atender as pessoas que precisam se deslocar até a UNICAMP periodicamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom...brigadão pela ajuda que me deram !!!!

beijus